sábado, 5 de outubro de 2013

Leitura oral


Este blog faz parte de uma atividade do Curso de Pós-graduação em Coordenação Pedagógica - um curso à distância - que atualmente faço. Sou da turma de Camocim. Ainda não sei exatamente qual vai ser minha temática no meu projeto individual de pesquisa, mas vou postar primeiramente algo sobre "leitura". Trata-se do resumo de um artigo que me chamou à atenção: a leitura em voz alta nas primeiras séries de ensino. Vejamos que a autora Adrina Cunha de Oliveira publicou no site Scielo (www.scielo.org ).

OLIVEIRA, Adriana Cunha de. A leitura oral na escola do mundo contemporâneo: uma prática marginal ou inexistente?. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2003, vol.3, n.1, pp. 133-151. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982003000100009.
Este trabalho investigou se a leitura em voz alta ou oral é uma prática marginal ou inexistente nos primeiros anos de escolarização do Ensino Fundamental em duas escolas municipais de Belo Horizonte. Para tanto, os professores, sujeitos da pesquisa, foram submetidos a um pequeno teste, em que, em um quadro, deveriam relacionar como trabalhavam a leitura em sala de aula. Os resultados evidenciaram, pois, que a leitura em voz alta ou oral é uma prática freqüente nos primeiros anos de escolarização. Contrariamente ao que se pensava, revelaram que essa prática é o "carro-chefe" do trabalho dos professores com leitura em sala de aula, pelo menos, até a 4a série. Em vista dos resultados, relacionamos e discutimos algumas hipóteses que pudessem justificá-los, assim como analisamos a concepção de leitura que permeia a prática de leitura dos docentes nas duas escolas investigadas.

Veja o arquivo neste endereço:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1984-63982003000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário